Atendimento (49) 99995-8264 (49) 99995-8264 (WhatsApp) Das 08:00 às 10:00 e 17:00 às 19:00

7 passos essenciais para encilhar o cavalo: Equitação Gaúcha

Como encilhar o cavalo corretamente

Buenas tchê, neste artigo nós vamos te contar um pouco sobre o processo de encilhamento, ou melhor, como encilhar um cavalo da maneira correta, aquela que os gaúchos fazem além de mostrar como é o estilo campeiro aqui do Sul.

 

O estilo gaúcho de se encilhar um cavalo

Bueno, o gaúcho tem um estilo peculiar na hora de escolher os equipamentos de montaria que serão usados para encilhar o cavalo. Neste caso algumas peças são características desta cultura, como por exemplo o Basto no lugar da Sela. Apesar da Sela ser também bastante utilizada para compor um estilo mais campeiro, o basto ainda é um elemento da equitação gaúcha mais tradicional.

Equipamentos necessários da equitação gaúcha

Aqui temos os itens que são essenciais para compor o conjunto de equipamentos para encilhar um cavalo no estilo campeiro ou gaúcho propriamente dito.

  • Baixeiro, Xerga ou Xergão
  • Carona
  • Basto ou Sela
  • Loro
  • Estribo
  • Chincha ou Travessão
  • Sobrechincha
  • Lático ou Látego
  • Par de Barrigueira
  • Pelego
  • Cabeçada
  • Rédea
  • Freio

*Estes 13 itens são indispensáveis para que o cavaleiro possa estar equipado com total segurança e conforto, por isso aqui na loja Querência Amada temos kits verdadeiramente completos de encilhas com Basto ou Sela ao estilo bem tradicionalista CONFIRA.

Basicamente estes são os itens fundamentais para compor um encilha completa, que é de uso no dia a dia ou até mesmo em provas de laço comprido (para isto, deve se ter um laço obviamente) e que é muito visto em cavalos Crioulos e Quarto de Milha, raças que estão inseridas nesta cultura.

 

Veja alguns exemplos dos equipamentos no estilo gaúcho

Estilo de encilhamento gaúcho

 

7 passos essenciais para encilhar o cavalo: Equitação Gaúcha

# Passo 1

Antes mesmo de encilhar o cavalo são necessários alguns cuidados com o animal, é muito apropriado fazer uma limpeza por todo o animal, inclusivo na parte lombar onde vai as encilhas. Podemos utilizar uma vassourão, uma raspadeira ou até mesmo um saco de rafia enrolado na mão. Esta limpeza permite maior conforto do animal quando encilhado.

O Buçal de corda: este é o equipamento usado para conduzir o cavalo do campo até o lugar onde vai ser encilhado, é muito comum ir ao campo só com o buçal para pegar o cavalo.

# Passo 2

A primeira coisa ao se encilhar um cavalo é colocar o Freio, mas não somente o Freio em sí, e sim o conjunto composto por Cabeçada, Freio e Rédea. Logo que se tira o Buçal já se coloca o Freio (quando se diz “colocar o freio” entende-se pelo conjunto com Cabeçada, Freio e Rédea).

# Passo 3

Logo após colocar o Freio, passando para o lombo do animal temos a primeira peça da montaria, que vai sobre o lombo, o Baixeiro ou Xergão como é conhecido em algumas regiões.

# Passo 4

Logo na sequência do baixeiro temos a Carona que vai acima do Baixeiro para dar proteção ao Basto. É importante salientar que a Carona quanto o Baixeiro devem ficar por igual nos dois lados do animal, ou seja, o meio dessas peças devem ficar centralizados com o meio do lombo do cavalo.

# Passo 5

O Basto vem logo após a colocação da Carona, aqui entende-se por colocar o Basto, o conjunto composto de Basto, Loros e Estribos. Estes itens ficam sempre montados no Basto ou Sela para facilitar o trabalho na hora de encilhar o animal.

# Passo 6

Depois que já se tem no lombo do cavalo o Baixeiro, a Carona e o conjunto do Basto, utilizamos um conjunto (Conhecido como Travessão Completo) composto de Chincha ou Travessão, 2 Láticos ou Látegos e uma Barrigueira mais larga e mais comprida para prender o conjunto anterior ao animal. Esta parte é de extrema importância para garantir a segurança do cavaleiro, pois é aqui que se garante o aperto das encilhas no lombo do animal.

# Passo 7

Depois de estar com os arreios bem apertados com a Chincha, coloca-se o Pelego, que em seguida é também apertado da mesma maneira, porem aqui se utiliza a Sobrechincha Completa, que contém uma Sobrechincha, 2 Látegos ou Láticos e uma Barrigueira menor e mais fina apenas para firmar o Pelego no restante da encilha e do animal. Lembre-se de nunca apertar mais a sobrechincha do que a Chincha.

Na hora de montar no seu animal lembre-se de segurar a Rédea mais curta e pelo lado Esquerdo do animal (olhando de traz) coloca-se a perna esquerda no Estribo e boleia a perna direita sobre o animal.

O correto encilhamento é fundamental para garantir a segurança do cavaleiro na hora da lida (trabalho no campo).

 

Confira um vídeo escolhido pelo nosso time que pode te ajudar nessa lida!