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COMO ENCONTRAR O FREIO IDEAL PARA SEU CAVALO

SUMÁRIO

  1. PONTOS IMPORTANTES NA ESCOLHA DE UM BOM FREIO OU BRIDÃO PARA SEU CAVALO
  2. FREIOS PARA CAVALO DISPONIVEIS NO SITE QUERÊNCIA AMADA
  3. TIPOS DE MATERIAIS QUE OS FREIOS E BRIDÕES SÃO FABRICADOS

 

Buenas Tchê! Tu sabes que a Loja Querência Amada possui mais de 200 modelos de Freios e Bridões? Ainda não? Então leia este artigo até o final que tu vai saber como escolher um freio ideal para seu animal.

Dentre tantos modelos de Freios e Bridões, escolher o que melhor se adapta ao seu animal não é uma tarefa fácil. Todos nós sabemos como é tentador comprar o freio ou o bridão mais bonito, aquele que enche nossos olhos, mas você sabia que cada embocadura possui diferentes propósitos e ações em seu cavalo? Por isso é muito importante que tu leia todo esse conteúdo para saber como escolher o melhor equipamento. Porém é importante salientar que existem várias opiniões sobre as utilizações de determinados tipos de embocaduras, bem como diferentes métodos de treinamento.

Neste guia tu vai descobrir como estão divididos todos os modelos e variações dos freios e bridões para cavalo em nosso site e saber como definir o melhor equipamento para você e seu cavalo.

 

PONTOS IMPORTANTES NA ESCOLHA DE UM BOM FREIO OU BRIDÃO PARA SEU CAVALO

Para escolher o melhor freio para seu cavalo é necessário primeiramente conhecer as características da raça do seu animal e qual é o grau de sensibilidade que seu cavalo possui nas barras (as barras são áreas ausentes de dentes, revestidas apenas de mucosa, situando-se entre os dentes molares e os dentes incisivos. A rigidez das barras varia entre raças e indivíduos) e para os freios também a sensibilidade no céu da boca (Palato) do animal.

Sabendo disso é possível alinhar as características dos diversos tipos de freios e bridões disponíveis com as características do seu animal.

Basicamente o primeiro ponto a ser avaliado é o grau de severidade de um Freio ou Bridão, este sendo escolhido de maneira errada pode causar danos a boca do animal. Em seguida vamos entender quais são as partes de um freio ou bridão que ELEVAM ou DIMINUEM o grau de severidade destes equipamentos e demais características que você poderá escolher para seu equipamento no momento da compra.

 

Grau de Severidade:

O grau de severidade dos freios e bridões estão definidos em 3 níveis que podem variar para mais ou para menos de acordo com a mudança em uma ou todas as partes dos freios e bridões, como veremos a seguir.

De forma geral existe 3 níveis de severidade, SEVERO, MODERADO e BRANDO (Suave). A escolha do grau de severidade deve estar relacionada com as características do animal (mais sensível ou menos sensível) e com o tipo de treinamento que se esteja fazendo com o ele.

A partir destes 3 níveis tu poderás definir uma Altura de Bocal, um Diâmetro de Bocal, um Grau de Articulação e o Tipo de Bocal para seus freios e bridões. Por conta disso é possível ter um freio Moderado com características Severas ou vice e versa. 

 

Altura do Bocal:

Os freios possuem 3 alturas de bocal de acordo com o grau de severidade da ação do equipamento na boca do animal. Em nossa loja trabalhamos com alturas padrões para todos as linhas de freios como veremos a seguir.

Os freios que possuem Bocal Alto (primeiro da esquerda para a direita) têm altura aproximada de 5 cm, já os freios de Bocal Médio (centralizado) tem altura aproximada de 3,5 cm e os freios com Bocal Baixo (ultimo da esquerda para a direita) possuem altura aproximada de 2 cm.

A classificação conforme o grau de severidade fica relacionada à altura de cada bocal, sendo que o Bocal Alto tem uma ação mais SEVERA, o Bocal Médio tem uma ação MODERADA e o Bocal Baixo tem um grau de severidade mais BRANDO (Suave).

 

Diâmetro do Bocal:

O diâmetro do bocal está relacionado com a espessura em que ele é fabricado e pode ser tanto para freios como para bridões. Quanto mais fino for o bocal (bocadura) maior é o grau de severidade com que o equipamento atua na boca do animal, por outro lado quanto mais grosso for menor será o grau de severidade, tendo assim uma ação mais branda na boca do cavalo.

Os freios e bridões que tu podes encontrar em nosso site estão classificados em Leve, Bocal G (BG) e Bocal GG (BGG) com os seguintes diâmetros.

  • LEVE: diâmetro aproximado de 5/16” ou 7,938 mm
  • BOCAL G: diâmetro aproximado de 1/2” ou 12,700 mm
  • BOCAL GG: diâmetro aproximado de 5/8” ou 15,875 mm

 

Grau de Articulação:

O grau de articulação está relacionado com o movimento que os equipamentos executam durante o trabalho na boca do cavalo, quanto maior o número de articulações, maior é o alivio da pressão sobre a boca do animal e consequentemente mais brando (suave) é o grau de severidade.

Tchê! Os modelos de freios que estão disponíveis em nossa loja são os modelos Duro, 2 Jogo e 4 Jogo.

Modelo sem Articulação ou Duro:

Os freios Duros têm como característica a ausência de articulação, este tipo de freio tende a ter uma ação mais SEVERA na boca do animal.

 

Modelo 2J:

Os freios com dois pontos de articulação estão representados em nossa loja como freios 2 jogo ou apenas “2J”. Este tipo de freio apresenta conexão articulada entre o bocal e a haste do freio, estes freios conseguem tirar um pouco mais a pressão da boca do animal durante os trabalhos e por isso pode ser classificado como de média a alta SEVERIDADE.

 

Modelo 4J:

Os modelos de freios com 4 pontos de articulação também são denominados freios 4 Jogo ou “4J” são freios que possuem mais um par de articulação entre o assento e o centro do bocal. Por ser um modelo de freio mais articulado que os demais ele tem a capacidade de tirar um volume maior de pressão da boca do animal durante os trabalhos e por isso os freios com estas características tendem a ter um grau de SEVERIDADE menor em relação aos demais.

 

Tipo de Bocal:

O tipo de bocal que podem ser encontrados em freios e bridões também apresentem um certo grau de Severidade ao animal, porem com menor relevância que os demais pontos citados anteriormente.

Em nossa loja tu vai ter a oportunidade de escolher o tipo de bocal para o seu freio ou bridão dentre os diversos modelos disponíveis, aqui é importante tu conhecer as características de cada um para não errar na hora de decidir qual o melhor freio ou bridão para seu cavalo.

Buênas, para encurtar a prosa vamos direto ao ponto, temos os modelos Lisos ou normal, torcido e o estrela.

Freios e Bridões com o bocal liso:

Estes por sua vez não apresentam aspereza que venha a aumentar o grau de severidade da ação de trabalho, no exemplo a seguir é possível identificar um freio com o bocal liso e em formato de “U” invertido e um bocal de bridão liso.

 

Freios e Bridões com bocal torcido:

Este modelo de bocal é fabricado através da junção de duas barras de ferro torcidas entre si causando o efeito de foi enrolado. Equipamentos com este tipo de bocal apresentam um grau elevado de severidade durante a ação na boca do animal e por isso deve ser usado com cuidado. 

 

Freios e Bridões com bocal estrela:

Este tipo de bocal é muito similar ao anterior, porem a sua forma de fabricação é um pouco diferente, este modelo de bocal originalmente é quadrado e depois torcido causando um efeito semelhante ao torcido porem com uma linha um pouco mais afiada (este tipo de bocal também pode ser encontrado em forma de “U” invertido). Este modelo assim como o anterior devem ser usados com muito cuidado pois podem causar danos severos a boca do animal. 

 

Muito bem meu amigo, até aqui tu já tens informações suficientes para escolher um freio que se adeque perfeitamente ao seu animal e o mais importante que não irá machucar a boca do seu companheiro.

Agora eu te aconselho a ver o restante deste conteúdo para saber como estão divididos os freios e bridões para cavalo em nossa loja e assim conseguir encontra-los mais rapidamente, além disso você vai conhecer outros modelos de freios que chamamos de “especiais” como aqueles com bocal de cobre, os modelos para doma racional, os coscorra, os de rolete, entre outros.

FREIOS PARA CAVALO DISPONIVEIS NO SITE QUERÊNCIA AMADA

Aqui vamos conversar um pouco sobre os modelos de freios que tu vai encontrar em nosso site, esta parte traz um apanhado geral sobre os principais modelos de freios que incluem a linha Leve, a linha Padrão, a linha Campeira, a linha Crioula, a linha Capão e a linha de freios especiais.

 

Linha Leve:

Os freios da linha leve são produzidos em ferro galvanizado ou ferro pintado. Este tipo de freio é mais fino fabricado em barras redondas com diâmetro de aproximadamente 5/16” (7,938mm).

Tipo de Haste, Cana ou Perna:

Os freios da linha Leve possuem hastes feitas em barras redondas e podem ser encontrados no formato “Curvo” ou “S”.

As hastes destes freios possuem diâmetro de aproximadamente 5/16” (7,938mm) e comprimento aproximado de 21 cm (distância entre argolas) além disso podem ser encontrados também com a haste curta ou “cana curta” com 18 cm (distância entre argolas).

Altura do Bocal:

A embocadura ou bocal dos freios da linha leve são em formato de “U” invertido e possuem 3 tamanhos, que estão classificados em Bocal Alto, Bocal Médio e Bocal Baixo. Estas variações podem ser escolhidas no momento da compra.

Diâmetro do Bocal:

Os freios da linha leve são conhecidos como “Leve” por apresentarem um diâmetro fino, ou seja, todos os freios desta linha têm bocal com diâmetro aproximado de 5/16” (7,938mm). Por consequência de sua espessura mais fina estes freios apresentam um grau de severidade elevado em relação aos demais.

Articulação dos freios:

Os freios da Linha Leve possuem duas variações quanto a articulação dos freios, é possível escolher entre os freios Duro ou 2 Jogo “2J” (com 2 pontos de articulação).

 

Linha Padrão:

Os freios da linha padrão possuem as mesmas características de haste/perna que os freios da linha Leve porem aqui todos os freios possuem BOCAL G (BG) com diâmetro de 1/2” (12,7mm) e uma variação maior quanto ao material que são produzidos, podendo ser encontrados em ferro galvanizado, ferro pintado, inox e inox com bocal de ferro.

Tipo de Haste, Cana ou Perna:

Os freios da linha Padrão possuem hastes feitas em barras redondas e podem ser encontrados no formato “Curvo” ou “S”.

As hastes destes freios possuem diâmetro de aproximadamente 5/16” (7,938mm) e comprimento aproximado de 21 cm (distância entre argolas).

Altura do Bocal:

A embocadura ou bocal dos freios da linha Padrão são feitos em formato de “U” invertido e possuem 3 tamanhos, que estão classificados em Bocal Alto, Bocal Médio e Bocal Baixo. Estas variações podem ser escolhidas no momento da compra.

Diâmetro do Bocal:

Os freios da linha Padrão são conhecidos como “BG” por apresentarem um diâmetro de bocal intermediário entre os freios da linha Leve e os da linha Crioula, ou seja, todos os freios desta linha têm bocal com diâmetro aproximado de 1/2” (12,7mm). Por consequência de sua espessura estes freios apresentam um grau de severidade moderado em relação aos demais.

Articulação dos freios:

Os freios da Linha Padrão possuem 3 variações quanto a articulação dos freios, é possível escolher entre os freios Duro, 2 Jogo “2J” (com 2 pontos de articulação) ou 4 Jogo “4J” (com 4 pontos de articulação).

 

Linha Crioula:

Os freios da linha Crioula possuem um acabamento mais refinado que as demais linhas, aqui todos os modelos de freio possuem Bocal GG e uma variação completa quanto ao tipo de material

Tipo de Haste, Cana ou Perna:

Os freios da linha Crioula possuem hastes feitas em barras redondas e achatadas em formato de “S”.

As hastes destes freios possuem diâmetro de aproximadamente 5/16” (7,938mm) e posteriormente são achatadas, as hastes/perna tem o comprimento aproximado de 21 cm (distância entre argolas).

Altura do Bocal:

A embocadura ou bocal dos freios da linha Crioula são feitos em formato de “U” invertido e possuem 3 tamanhos, que estão classificados em Bocal Alto, Bocal Médio e Bocal Baixo. Estas variações podem ser escolhidas no momento da compra.

Diâmetro do Bocal:

Os freios da linha Crioula possuem um bocal grande que são representados pela sigla “BGG”, ou seja, todos os freios dessa linha têm bocal com diâmetro aproximado de 5/8” (15,875mm). Por consequência de sua espessura elevada esses freios apresentam um grau de severidade brando (suave) em relação aos demais.

Articulação dos freios:

Os freios da Linha Crioula possuem 3 variações quanto sua articulação, é possível escolher entre os freios Duro, 2 Jogo “2J” (com 2 pontos de articulação) ou 4 Jogo “4J” (com 4 pontos de articulação).

 

Linha Capão:

Os freios da linha Capão são uma variação dos freios da linha crioula, aqui também todos os modelos de freio possuem Bocal GG e uma variação completa quanto ao tipo de material

Tipo de Haste, Cana ou Perna:

Os freios da linha Capão possuem hastes feitas em chapas de ferro cortadas no laser com espessura superior para segurar o tranco do trabalho, além disso possuem cana em formato de “S”.

As hastes destes freios possuem comprimento aproximado de 21 cm (distância entre argolas).

Altura do Bocal:

A embocadura ou bocal dos freios da linha Capão são feitos em formato de “U” invertido e possuem 3 tamanhos, estes estão classificados em Bocal Alto, Bocal Médio e Bocal Baixo. Estas variações podem ser escolhidas no momento da compra.

Diâmetro do Bocal:

Os freios da linha Capão possuem um bocal grande que são representados pela sigla “BGG”, ou seja, todos os freios dessa linha têm bocal com diâmetro aproximado de 5/8” (15,875mm). Por consequência de sua espessura elevada esses freios apresentam um grau de severidade brando (suave).

Articulação dos freios:

Os freios da Linha Capão possuem 3 variações quanto sua articulação, é possível escolher entre os freios Duro, 2 Jogo “2J” (com 2 pontos de articulação) ou 4 Jogo “4J” (com 4 pontos de articulação).

 

Linha Campeira:

Os freios da linha Campeira são produzidos da mesma forma que os freios da linha Capão, aqui também todos os modelos de freio possuem Bocal GG e uma variação completa quanto ao tipo de material.

Tipo de Haste, Cana ou Perna:

Os freios da linha Campeira possuem hastes feitas em chapas de ferro cortadas no laser com espessura superior para segurar o tranco do trabalho, além disso possuem cana/haste em formato Curvo ou Reto.

As hastes destes freios possuem comprimento aproximado de 21 cm (distância entre argolas).

Altura do Bocal:

A embocadura ou bocal dos freios da linha Campeira são feitos em formato de “U” invertido e possuem 3 tamanhos, estes estão classificados em Bocal Alto, Bocal Médio e Bocal Baixo. Estas variações podem ser escolhidas no momento da compra.

Diâmetro do Bocal:

Os freios da linha Campeira possuem um bocal grande que são representados pela sigla “BGG”, ou seja, todos os freios dessa linha têm bocal com diâmetro aproximado de 5/8” (15,875mm). Por consequência de seu diâmetro elevada esses freios apresentam um grau de severidade brando (suave) quanto ao bocal.

Articulação dos freios:

Os freios da Linha Campeira possuem 3 variações quanto sua articulação, é possível escolher entre os freios Duro, 2 Jogo “2J” (com 2 pontos de articulação) ou 4 Jogo “4J” (com 4 pontos de articulação).

 

Linha de freios especiais:

Os freios que estão neste segmento apresentam variações dos freios apresentados anteriormente, porém com algumas características próprias de cada modelo como veremos a seguir.

Freios com Coscorra:

Os freios com coscorra tem as mesmas características que os freios da linha Padrão mas apresentam um “rodilho” entre a curvatura do bocal, além disso tu pode escolher o modelo simples ou com chapéu e a cana/haste Curvo ou em “S”.

 

Freios Bocal de Cobre:

Estes freios são produzidos com o bocal em cobre que facilita a salivação do animal, além disso possuem as mesmas características de cana/haste que as demais linhas porem estas são fabricadas em Aço Inoxidável. Os freios podem ser encontrados com bocal GG e nas 3 variações de altura.

 

Freios Bob Lumes e Chupeta:

Os freios Bob Lumes e Chupeta possuem variações quanto ao ângulo da haste/cana e o formato do bocal. O bocal dos freios Bob Lumes é em formato de “U” invertido porem ao invés de ser roliço, ele é fabricado em barra quadrada. Já o bocal dos freios Chupeta tem as mesmas características porem são achatados na ponta do bocal.

Estes freios são muito utilizados na doma racional e tu podes escolher entre a cana/haste Curvo ou em formato de “S”.

 

Freios Levantador:

Este modelo de freio também é muito utilizado na doma racional, ele apresenta uma característica muito peculiar que é ter o bocal móvel entre as hastes/pernas, é possível escolher entre o bocal com corrente ou bocal de bridão. Tu poderás escolher entre Inox com Bocal de Ferro ou todo em ferro.

 

Freios Rolete:

A principal característica destes freios são a inclusão de 2 feixes de rolete entre a haste/cana e a curvatura do bocal. Estes freios possuem um diâmetro próprio de bocal de aproximadamente 9/16” (14,288mm) e as mesmas características de cana que os freios da linha Padrão e os Bob Lumes, além disso é possível escolher com articulação “2J” (2 pontos de articulação) ou “4J” (4 pontos de articulação).

 

Tchê, espero que este material tenha te ajudado muito na hora de escolher um ótimo freio ou bridão para o seu cavalo em nossa loja. Acesse WWW.QUERENCIAAMADA.COM.BR e descubra todos os modelos que temos disponíveis para tu vivente!

TIPOS DE MATERIAIS QUE OS FREIOS E BRIDÕES SÃO FABRICADOS

Os freios e bridões que estão disponíveis em nossa loja podem ser encontrados nos seguintes materiais.

 

Ferro Galvanizado:

O ferro galvanizado é um material de ferro que foi revestido com uma camada de zinco para ajudar o metal a resistir à corrosão.

Os Freios e Bridões que são fabricados com este material não possuem variação quanto a partes dos equipamentos com outros tipos de ferro.

Freios e Bridoes galvanizados

Freios e Bridões com este material possuem todas as partes feitas em ferro galvanizado, desde hastes, bocal, argolas e barbelas.

 

Ferro Pintado:

Os Freios e Bridões fabricados com este tipo de material apresentam todas as partes exceto as barbelas. O ferro pintado é um material mais rustico banhado com verniz para acabamento.

freio campeiro em ferro pintado

Todas as partes do Freio (Hastes, Bocal e argolas) são em ferro pintado exceto as barbelas que continuam sendo em ferro galvanizado.

 

Inox:

O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.

Estes elementos de liga, em particular o crómio, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono.

Os freios e Bridões que apresentam este tipo de material são totalmente (Haste e Bocal) produzidos com eles.

freio inox e tipos de materiais

Pode-se notar que os freios que apresentam este tipo de material ainda permanecem com a barbela e contra barbela em ferro galvanizado. As barbelas em Inox são vendidas separadamente.

 

Inox BF:

Os freios e bridões que possuem este tipo de material apresentam características do material INOX e do material FERRO.

Este tipo de material é muito usado pois possui Hastes e argolas em Inox e Bocal em Ferro o que ajuda na salivação do animal.

freio inox com bocal de ferro e tipos de materiais para bocal

Os freios com o material INOX BF permanecem com as barbelas feitas em ferro galvanizado, mas podem ser compradas separadamente casa preferir.